Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sobre Você, Nós Dois e Tudo Mais.

"Que te dizer? Que te amo, que te esperarei um dia na rodoviária, num aeroporto, que te acredito, que consegues mexer dentro de mim? É tão pouco. Não te preocupa. O que acontece é sempre natural - se a gente tiver que se encontrar, aqui ou na China, a gente se encontra. Penso em você principalmente como minha possibilidade de paz - a única que pintou até agora, “nesta minha vida de retinas fatigadas”. E te espero. E te curto todos os dias. E te gosto. Muito." Caio Fernando de Abreu.

Sempre quando chego em rodoviárias e estou esperando por um ônibus paro um pouco e penso em você. Sempre quando tenho um intervalo entre minhas aulas, dou uma pensada em você. Sempre quando estou fazendo um texto, estudando, lendo, ou até mesmo, dormindo, estou pensando em você. Frequentemente faço as seguintes perguntas: "O que será que ela está fazendo? Estudando? Sorrindo? Brigando? Ou pensando em mim?"

Tudo bem, eu sei que já tivemos nossa conversa sobre sentimentos e tudo mais, mas, continuo a insistir a não te esquecer. Afinal, desde o dia que coloquei meus olhos em ti, naquele pátio, perto daquele banco, em frente a sala dos bebedouros, eu disse comigo "Essa É a Garota dos Meus Sonhos". Sei que você não me viu, afinal, eu estava longe desses seus olhinhos que ensinam a qualquer vaga-lume a brilhar. Mas, se me visses certamente acharias que eu era um abestalhado por está olhando para você de um jeito abestalhado.

Meu Stradivarius, de algum modo eu tinha que te conhecer, não sei como, mas tinha. Queria participar da tua vida, queria sorrir contigo, queria te dizer palavras de amor; queria brigar, discutir com você, e olhar nos teus olhos e te dizer: você está linda; queria cantar com você, caminhar ao teu lado, carregar seu Fichário, e apertar sua mãozinha e te dar inúmeros abraços. Queria ter infinitas noites, sentado na tua calçada, ao teu lado, conversando sobre meus sentimentos em relação a ti; queria ficar para sempre, olhando para as estrelas, com você ao meu lado; queria ver teu sorriso sincero, chuvoso e doce quando viesses ao meu encontro. Queria ligar, assim que amanhecesse, te desejando um feliz natal; queria te ligar para assistir filmes comigo, comendo pipoca feita no microondas; queria te ligar e ouvir a tua vozinha mansa de sono desejando "Boa sorte na prova e Deus te abençõe."; queria te levar para ir ao show de Coldplay e te colocar nas minhas costas para cantarmos esse trechinho de Strawberry Swing: "When it's such, it's such a perfect day... It's such a perfect day...".

Quantos "queria", não é? E a maioria realizados.


~♥~

~♥~
Não sei porque, mas sempre pensei em tu como sendo o fim da minha jornada. Você seria meu prêmio, seria a felicidade que tanto procuro. Entretanto, minha cara, percebi um erro nesse pensamento... um erro vetorial, apenas. Pois, em vez de seres o final, és o ínicio dessa minha jornada. Sabe quando temos aquela sensação que aquela pessoa ao nosso lado deveria ser sua? E deveria haver um algo a mais entre você e aquela pessoa? É isso que sinto quando estou próximo de ti, quando me pego pensando em ti, quando estou num coletivo, tomando um sorvete, lendo um livro... estranho, não é? Sentir sem poder tocar.

Deixando isso de lado, nos foquemos em vossa pessoa. Meu bem, sua vozinha é tão boa de se ouvir, adoro ficar olhando para tua boca enquanto falas de tuas coisas, embaraços, desventuras e musicais de Televisão. Cada gesto, cada ação, cada toque, sempre me faz fixar um olhar em ti. Além do mais somos bem receptivos um com o outro, e essa característica minha cara, é algo muito especial.

"Que demora é essa, meu amigo?"

"Estou chegando..."

"Olhe, quando você me ligar, esteja em frente do local combinado! E não me faça ficar esperando!"

"Mas..."

"Escutou?"

"Mas... eu vim o mais rápido que pude... e eu dei o toque porque estava chegando..."

"Escutou?"

"Tá bom, tá bom. Escutei. Mas..."

"Entra e deixa de abuso."

"Boa Tarde para tu também, coisa chata."

"É o quê?"

"Nada, praga."

Ai, ai, como somos românticos. Chega fico orgulhoso dessa nossa relação. Ei, sabes que te amo, não é? Que gosto de cuidar de você, de te apoiar, de te ver com as perninhas cruzadas enquanto assistes televisão. Sabes que simpatizo do teu bolo de chocolate, que fico admirado com teu jeito de fazer borboletas de papel em caixas azuis, não sabe? Diz que sabe, por favor... eu sei tanto sobre ti. 


Sei que és uma péssima perdedora, que és cuidadosa em se preocupar com quem é do teu agrado, que és inventadora de moda, que és irônica quando se precisa ser, que és ótima na arte de abusar e de exigir. Sei também o quão é importante a data do teu aniversário, sei que você adora torta de chocolate e fica bastante preocupada com minha alimentação. Stradivarius, gosto tanto do cheiro de shampoo no teu cabelo ao vento do ventilador, sinto-me tão próximo quando estamos rindo de alguma coisa, e me tocas demonstrando cumplicidade no modo de rir... Gosto muito de tu.

Sabes do meu coração indeciso e tudo mais. Mas, saiba de uma coisa que ele tem certeza: Você estando bem, ele também estará bem... Pergunto-me se nessa altura do texto já se emocionasse. Oras, vamos, fique abalada, sua inabalável, sorria, chore, se emocione, afinal, é você que faz alguém se sentir único na face de toda a Terra! Lembre-se disso, viu? Não esqueça.

E saiba também de uma outra coisa: definitivamente, Você sempre será meu Primeiro Amor.


Só você sabe que curto muito o The Killers, que suco de goiaba não é o dos meus preferidos, e que gosto de lasanha encharcada de recheio, mesmo que esta se pareça uma sopa com massa, ou uma massa com sopa. Admito, perde no pif-paf para você dói meus nervos, mas veja o lado bom, pelo menos minhas cartas servem para suas trincas serem feitas. Provavelmente a vida é isso: demonstrar carinho, amizade, declarações, e amor pelas causas perdidas. E, é claro, perder no pif-paf!
E por falar em declarações... quero fazer uma de amor para ti. Daquelas bem brega mesmo, porém, inesquecível, com poesia e tudo mais. Hum... Pronta? Vamos lá...
~♥~
Não te amo como se fosses a rosa de sal, topázio
Ou flechas de cravos que propagam o fogo:
Te amo como se amam certas coisas obscuras,
Secretamente, entre a sombra e a alma.
Te amo como a planta que não floresce e leva
Dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
E graças a teu amor vive escuro em meu corpo
O apertado aroma que ascendeu da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
Te amo assim diretamente sem problemas nem orgulho:

Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,
Senão assim deste modo que não sou nem és,
Tão perto que tua mão sobre o meu peito é minha,
Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Antes de amar-te, amor, nada era meu:
Vacilei pelas ruas e as coisas.
Nada contava nem tinha nome.
O mundo era do ar que esperava
E conheci salões cinzentos,
Túneis habitados pela lua,
Hangares cruéis que se dependiam,
Perguntas que insistiam na areia.
Tudo estava vazio, morto e mudo.
Caído, abandonado, decaído,
Tudo era inalianavelmente alheio.
Tudo era dos outros e de ninguém,
Até que tua beleza e tua pobreza
De dádivas encheram o outono.
~♥~



Certa vez me perguntaste se eu não me sentia mal ao seu lado, pelo contrário, és como um poço nesse deserto da minha vida, e um poço cheio de louça suja e casa para limpar. Por isso, estar ao seu lado faz um bem imensurável para mim.

Ei, fiques sabendo que sempre procurei enxergar nossa relação como uma ponte, entendes? Ora, uma ponte não pode ser construída de uma hora para outra, não é? É necessário planejamento, é necessário conduta. Quantas pessoas não se importam com a forma de construir as suas próprias pontes da vida? Quantas não são concluídas por falta de amor, carinho e dedicação de ambas as partes?


Stradivarius, minha amiga, fiques sabendo também que há pontes infinitamente inacabáveis. Essas pontes dão um trabalhão danado.. tanto que só conheço até hoje duas pessoas que as possuem: eu e você. Mas, porque muitos não conseguem ser perseverantes na construção dessa ponte? Dever ser por causa da dificuldade desta necessitar sempre estar em construção, sendo assim necessário sempre continuar modelando-a...

Num sei você, mas sinto-me orgulhoso de ter uma ponte dessa contigo. O prazer que tenho de construir algo assim ao teu lado é enorme! Quero eternamente construir essa bendita ponte! Por isso, preciso estudar, para que essa ponte seja edificada, bem construída, bem estruturada. Não quero que ela caia com um simples ventinho, e, nem muito menos com os maiores vendavais. Nossa ponte precisa ser perfeita. E essa exigência aprendi contigo.

Obrigado, por essa bela ponte em constante construção em nossas vidas.

É isto minha amiga. É isto, um texto de quem te ama, e não de quem te gosta. Uma coisa é fazer um texto dizendo que tal pessoa ensinou-me isso e aquilo. Outra coisa é falar sobre vestibular, ou ainda, de quando se precisa de alguém.

Amar é estar presente, é aproveitar as oportunidades, é ter aquele abraço que vale mais do que qualquer coisa. É saber sorrir, saber acalentar, saber brigar, saber submeter, e, claro, saber ser paciente. Amar é cuidar do outro, é lembrar desse alguém na maior parte do dia, é se sentir bem quando o outro estar bem. Amar é se preocupar com o futuro, é planejar o melhor, é ter correspondência, é ter conversa.

E conversar, minha amiga, é com a gente mesmo.

Foi a partir das nossas conversas que descobri tua essência. Uma ótima essência. Quantas vezes nessas conversas Você me escutou falando sobre meus problemas? Quantos trancas? Quantas memórias... Obrigado por ajudar a curar aquela ferida que a morte do meu pai deixou. Sua ajuda foi de extrema importância para me deixar forte, sereno, e, capaz de transformar uma dor em uma saudade boa. Transcrevendo todo esse momento acho que fica assim:
"Olha, Prentice, você é capaz de achar o lugar ao qual você pertence, sabe porque? Porque você conhece a dor mais do que qualquer um... por causa dela, serás o mais gentil de todos."

Entretanto, apesar de suas palavras, ao lerem a sessão trancas irão dizer que você errou feio. Quem liga, num é? Você não errou em nada, pelo contrário, acertastes.


Acertastes em tomar meu boné naquele noite viajante. É fato: ficas linda de boné. O jeito de pegar, de tocar, de senti-lo com suas mãos e colocá-lo em sua cabeça são tremendamente únicos. Lembra naquele dia, aquele daquelas pessoas atrapalhando-me de chegar em você para te entregar meu coração? Depois de um dia te procurando entre teus amigos, entre tuas brigas, entre pastas de dentes, finalmente, no fim desse dia, consegui chamar tua atenção para te presentear com nossos, desde de então, corações.

"Olha... é para você..."

"Ownnn... que lindinhos. Brigada..."

"Um para mim, outro para ti..."

"Cadê a embalagem para eu guardar de lembrança?"

"Ops!"

"Como assim: ops?"

"Acabei de jogar fora..."

"Ah..."

"Eu não sabia que você ia querer."

"Queriaaa..."

E então:


"Me dá aqui!"


"Pera..."

"E aí, ficou legal?"

"Ficou sim. Você com esse meu ridículo boné do Taz. Ficou fofinha."

Desde esse dia nenhuma garota se comparou a você quando se está um usando um boné. Você é a que ficou mais linda. É impossível esquecer teu rostinho com um ar de mistério, de cansaço, de felicidade, ao usar um boné... o meu boné.

"Gostou mesmo do coração?"

"Claro que sim..."

"Que bom. Qualquer dia te conto como eu consegui."

"Conta!"

"Não."

"Conta!!"

"Não."

"Tá bom. Num conte."

"Tá bom, eu conto."

"Sério?"

"Não."

"Ah..."

Desde esse dia és Meu Último Romance.
~♥~

~♥~
Olha, deixa eu te dizer, é incrível como toda vida que me encontro contigo algo meu quebra! Porém, da mesma maneira que essa alguma coisa quebra vem outra melhor para substituir a coisa quebrada que eu tinha antes. Espero sempre continuar ao teu lado, mesmo que seja quebrando as minhas coisas velhas e ganhando outras coisas novas melhores, viu?

Deixa também eu te contar um segredo... Seu apelido, sim, aquele, que tudo mundo te chama, foi minha senha de entrar no Messenger durante anos! Toda vida que eu ia acessar a internet, eu tinha que entrar no msn. Sabe porque? Para lembrar de você, e... para, talvez, te encontrar por lá.

Ei, tu percebeu que no passar do texto eu sempre te chamei de Stradivarius? Minha amiga, sabes o que é um Stradivarius? E porque estou te chamando assim? Explicarei o motivo com uma breve pesquisa feita por mim por aí na internet.

"Stradivarius é uma das mais famosas marcas de instrumentos de corda do mundo. Seu construtor, o luthier Antonio Stradivari, produziu vários violinos e violoncelos nesse mundão de meu Deus.

Suas técnicas foram motivo de longo debate e ainda não são totalmente conhecidas pelos artesãos e cientistas, mas sabe-se com certeza que as madeiras usadas na construção desses violinos incluíam espruce (Picea) para o tampo harmônico, salgueiro para as partes internas e bordo para o fundo e o braço.

Pesquisas feitas em comparação com violinos de trezentos anos atrás e com violinos mais modernos, demonstraram que os mais antigos tem uma densidade mais homogênea em relação aos mais novos. Isso, explicaria, a diferença de radiação sonora e a vibração do violino. Na composição do stradivarius, encontrou-se minerais como sódio, silicato de potássio, bianca e borato de potássio, para melhorar a qualidade da madeira.

Já dizia o próprio Stradivari "O importante não é fazer coisas extraordinárias e sim, fazer coisas extraordinariamente bem feitas."

Hoje, é o violino mais caro do mundo. Seu valor está avaliado 1,5 milhão e 2,5 milhões em leilão... Certamente, possuir um violino Stradivarius é, seguramente, o maior sonho de todo executante desse instrumento de aparência simples, mas de extrema complexidade.

Possuir um Stradivárius é ter o máximo em violino, embora o preço seja praticamente inacessível para a maioria dos aficionados do instrumento. A importância de tal fato reside não só na beleza exterior e na perfeição artesanal do violino, como também, e principalmente, no som maravilhoso, suave e, ao mesmo tempo, poderoso, que permite aos intérpretes enfrentarem a orquestra com garantia absoluta de êxito."


És meu Stradivarius. Precisa dizer mais alguma coisa?

Precisa sim. Mas antes tenho que te dizer o motivo do meu gosto por How I Met Your Mother. Deixa eu te contar. Esse seriado, conta a história de como Ted Mosby, um arquiteto, conhece a mulher de sua vida. Tudo bem, até aí nada demais, porém, o mistério da série e, a emoção também, é saber como Ted conhece sua esposa. Só sabemos até agora que ela possui um Guarda Chuva Amarelo. Bem amarelo, da cor dos teus sonhos. Além disso, Ted tem um jeito bobão, ele lembra um bobo, aquele bobo, que definiste pelas palavras de Clarice Lispector. Sua boba.
~♥~
Das Vantagens de Ser Bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando."

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: "Até tu, Brutus?"

Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.

Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.
~♥~
Você pode até dizer "E daí?" E daí que você é a garota do guarda Chuva Amarelo da minha vida. E eu sou seu bobo.

Pois é minha amiga Stradivarius, a vida tem dessas. Entre recreios, corações, pontes, bonés, bobagens, acabei gostando de ti mais ainda. E com razão, oras, pois vivenciamos muitas momentos legais juntos. Lembras daquela vez do Sorvete Misto? Essa é uma das minhas histórias preferidas contigo. Sempre fico com um sorriso no rosto ao lembrá-la.

"Eu adoro sorvete de Chocolate! E você, Prentice?"

"Bem, eu gosto muito de chocolate também."

"É Porque você sabe como é, se não for sorvete de chocolate, eu não tomo sorvete, entende? Ou chocolate, ou nada."

"Entendo perfeitamente. Claro, você gosta muito de chocolate."

"É meu preferido."

No final da história a atendente da sorveteria acabou nos dano dois Sorvetes Mistos...

"É... Tudo bem... eu amo sorvete misto mesmo. Vem dois sabores e tal. E tem chocolate na dose certa."


"Claro, você tem toda razão, minha amiga, o melhor sorvete é o misto! Eu, agora, exigirei sorvetes mistos, declaro-os obrigatório em todas situações de lazer e de encontros!"

De uma forma, ou de outra, acabamos tomando o saboroso sorvete misto... Deixo claro, que se alguém, um casal, pretende ter um relacionamento estável, primeiramente, deve passar pelo teste do Sorvete Misto, este dirá de uma forma precisa a personalidade da pessoa amada, ou que porvertura será amada. Além do mais, mostrará a atitude, caráter e grau de adaptabilidade de sua, ou seu, acompanhante. É um verdadeira Seleção Sorvetal. (Darwin provavelmente revirou no túmulo no momento que escrevi isso).

Ei, psiu, nesse teste você passou com nota acima da média, viu?

Espero, pelo menos, continuar lembrando de ti enquanto desço a ladeira lá de casa. Espero também continuar te imaginando, de noite, quando chego na parada, e olhando para as estrelas dizer: lá está, a Garota do Guarda Chuva Amarelo e Sorvetes Mistos. E continuar sonhando com nossa cena. Juntos. Como Rubens Alves descreve: Eu já disse que o que se ama é a ‘cena’. ‘Cena’ é um quadro belo e comovente que existe na alma antes de qualquer experiência amorosa. A busca amorosa é a busca da pessoa que, se achada, irá completar a cena. Antes de te conhecer eu já te amava....
E então, inesperadamente, nos encontramos com rosto que já conhecíamos antes de o conhecer. E somos então possuídos pela certeza absoluta de haver encontrado o que procurávamos. A cena está completa...”

Pena que eu não posso fazer de você minha felicidade... Mas uma coisa eu posso fazer por você: te fazer feliz. Mesmo que distante.

Prentice Geovanni



5 comentários:

  1. Adoooreiii, éee liindo (:
    Ameiii...*-*
    very, very (:

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo... um dia aprendo a escrever assim *-*

    ResponderExcluir
  3. (suspiro)
    "Mas o que quer dizer este poema? - perguntou-me alarmada a boa senhora.
    E o que quer dizer uma nuvem? - respondi triunfante.
    Uma nuvem - disse ela - umas vezes quer dizer chuva, outras vezes bom tempo..."

    - Pena que eu não posso fazer de você minha felicidade... Mas uma coisa eu posso fazer por você: te fazer feliz. Mesmo que distante.

    Eu que sou a romântica daqui né? Ô z-25, lá em casa \õ/ *chorei

    ResponderExcluir