Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Capítulo 5 - This is Your Life.


And the sky is full of dreams
But you don't know how to fly
I don't have a simple answer
But I know that I could answer
Something better

A coragem é mais que um sentimento. A coragem é mais que um impulso momentâneo. A coragem é quando encontramos o nosso mais destemido interior. É quando sabemos quais consequências iremos sofrer. É quando traçamos um caminho sem volta. É quando sabemos que estamos maduros para enfrentar uma vida. Ser corajoso é ser capaz de seguir princípios e ideais. Ser corajoso não é apenas bancar o valentão. Ser corajoso é admitir derrotas, é saber reconhecer o quanto temos defeitos, é compreender que aquele objetivo traçado por nós, infelizmente, não está na hora de ser alcançado. Ser corajoso antes de tudo é um estado de espírito.

Somos cercados de incertezas. Somos crentes que é melhor termos muitas opções no dia a dia, pois apenas uma opção é pouco para nosso ego. Porém, muitas possibilidades acabam por nos atrapalhar quais escolhas devemos escolher para nossa vida. Resumindo: enquanto temos a possibilidades de criar nosso dia à maneira que quisermos, acabamos por estragar tudo pelo simples fato de não estarmos pronto para criar esse mesmo dia. É como termos uma matéria-prima e não sabermos construir nada com ela. É como ter sonhos e não usá-los como combustível para nossa luta de conseguir algo nessa vida. Logo, ser corajoso é ter certeza do caminho a ser escolhido.

A coragem vem daí: dos sonhos, do querer mudanças, do saber que é necessário usar o combustível certo. Ser corajoso também é uma questão de emoção. Precisamos ser emotivos quando se trata de ser corajoso. Precisamos ser sensíveis, precisamos ver sofrimento, precisamos conhecer a dor, precisamos enxergar o que não foi visto e o que está para se ver. Para assim, somente assim, sermos capazes de fazer algo nos momentos tristes. Afinal, é conhecendo a dor que percebemos o quanto é corajoso ser feliz. Ter um toque de coragem é saber se emocionar na hora certa, no momento certo, com a pessoas certas. É saber sentir uma voz, é saber sentir um aconchego, é saber ser vulnerável ao amor, a uma amizade. É entender que se entregar as vezes é necessário, mesmo que isso possa causar dor futuramente. É entender que essa mesma dor seja apenas coisa de nossa cabeça. Ser corajoso também é ser livre.

Ser corajoso é fazer uma exceção para que uma pessoa possa entrar na nossa vida. Ser corajoso é separar no coração uma parte para quem nos ama. Ser corajoso é imaginar que a felicidade não depende de uma pessoa só, ou de um isolamento qualquer, mas sim de vários fatores, como por exemplo, uma reunião de amigos, uma caminhada ao sol de uma praia, uma boa risada com pessoas que achamos importante e temos um sentimento especial por elas. Ser corajoso é continuar procurando pelo guarda-chuva amarelo da nossa vida, é perceber que não podemos fazer dos outros nossa felicidade, mas sim que podemos fazer os outros felizes com nossa felicidade.

Para se ter coragem é preciso conhecer nosso interior. É preciso procurar isso no nosso ser e no de outras pessoas que estão nos acompanhando por aí vida adentro. Cada pessoa um interior, cada interior, um caminho a ser seguido, cada caminho, uma aventura, cada aventura, um pouco de coragem nos é adicionada. Faz-se, também, de extrema importância saber cair. Mesmo sabendo que quedas nunca são legais. Mesmo sabendo que cair nos leva sempre a nos levantar, e nem sempre estamos dispostos a fazer isso. Ter coragem é saber cair e levantar muito mais forte do que antes da queda. É saber refletir no hoje e no amanhã. É pensar sempre para onde estamos indo e, principalmente, com quem estamos indo.

Coragem também pode ser um lugar de discussões. De muita briga. De muita cobrança. De muitas perguntas. “Para onde vamos?”, “Por que tem que ser assim?”, “Quem sou eu?”. É um lugar muito solitário e ao mesmo tempo movimentado. Solitário porque na nossa mente estamos sós. Movimentado porque nossos pensamentos estão a ir e vir, como maré na praia.

É eu sei. Coragem não é apenas agir por impulso. Coragem é saber que nem sempre todas as dúvidas serão esclarecidas, porém boa parte dessas podem ser respondidas tanto pelo tempo, como também, pela experiência. E que a única maneira de ser um bom corajoso é fazer tudo o que tem de ser feito. É fazer de tudo para deixar de lado as preocupações e vivenciar aqueles momentos, seja de felicidade, companhia, conversas, o máximo possível. É perceber que cada dia a mais descobrimos quem realmente somos, quem fomos e quem seremos. Ora, cada dia é uma descoberta! Cada dia é dia de superar o que passamos, é dia de procurar ultrapassarmos o que não existiu... é dia de nos libertarmos das nossas queixas, é dia de aprender que forçar alguém a alguma coisa não levará a nada. Logo, ser corajoso, é entender o valor de apoiar e de entender o outro.

Quantas proezas já realizamos em busca de conhecimentos sobre nosso universo de pessoas, de palavras, de sentimentos, de atitudes? Quantas vezes vimos o mundo dando voltas? E que cada volta foi realmente espetácular? Uma hora aquela pessoa pode está ao seu lado, outra hora, apenas, essa pessoa sumiu. Seguiu em frente. Assim como também seguiremos. Coragem é saber admitir que existem essas dúvidas. Coragem é perceber que há pessoas que ficarão algum tempo na nossa vida e depois, simplesmente, vão embora. É, também, saber aprender o máximo de coisas com elas, pois só assim nos tornaremos mais corajosos do quer eramos antes de conhecê-las. Coragem é se sentir cada vez mais confiante em relação a seguir com nossos sonhos, metas e objetivos. É ter sabedoria para entender o dever que deve ser cumprido e ter certeza que é capaz de fazê-lo da melhor maneira possível. Coragem é ter consciência de si mesmo e de que a jornada sempre continua...

Pois é, a coragem é fácil de ser entendida, entretanto é difícil de ser colocada em prática. Por muitas vezes pensamos que ela é um caminho para sermos alguém melhor, por isso acabamos tornando esse caminho mais longo do que deveria, o que, de certo modo, é a coisa certa a se fazer. Pois é nesse percurso que criaremos nossa fama, que realizaremos nossos pequenos sonhos e, a partir desses, conseguiremos realizar outros sonhos bem maiores e que antes estavam além do nosso alcance.

Coragem é participar avivamente de nossos desafios. É aprender a não deixar nosso espírito guerreiro na mão. E quando ele precisar de incentivo e fé, é bom nós discutirmos com ele e instigá-lo para as lutas que estão por vir. E em troca, ele nos lembrará dos nossos feitos quando estivermos tristes e sem direção. Por isso, é uma obrigação fazer o nosso entendimento sobre o que é ser corajoso, pois é com esse entendimento que iremos nos socorrer em momentos de extrema exaustão e problemas.

E ainda bem que tudo que valha a pena não vem fácil nesse mundo. Se não fosse assim, jamais teríamos capacidade de obter nosso jeitão corajoso. Jamais conheceríamos o poder da derrota, o poder de um “não”, o poder de ser um vencedor. Jamais conheceríamos o poder da preparação. Sem isso, jamais entederíamos o sentido de que “temos que ficar mais preparados para as pessoas que irão surgir, lá na frente, em nossas vidas. Que existem pessoas, futuramente, que estão a esperar por nossa ajudar tão singular e cheia de experiência.” Por isso, precisamos evoluir, crescer e nos tornarmos corajosos para que possamos amar perfeitamente as pessoas que estão e estarão em nossa vida. Esse é o verdadeiro sentido da coragem: lutar para nos tornarmos mais fortes diante das pessoas que amamos.

Lutar para nos preparar cada vez mais para fazer quem gostamos feliz. Lutar para que nosso sorriso seja combustível para nossos sonhos e, também, para os sonhos dos que estão à nossa volta. Lutar para termos bons momentos e recordações ao lado dessas tão queridas pessoas. Lutar para ouvir de alguém “Como é bom ter você em minha vida!”. Lutar para sempre termos força e força de vontade para obter nossos sonhos. Lutar para não pensarmos em coisas banais, mas sim, em apenas com sentir a vida em sua plenitude. Lutar para chorar e sorrir prazerosamente. Lutar para mudar. Lutar para sentir quando uma pessoa especial entrar na sua vida, e lutar mais ainda para não deixá-la sair tão facilmente dela. Lutar para sempre sermos divertidos com quem amamos. Lutar para sempre darmos certo com quem queremos.

Ouviram? - disse Mr. Brightside.

- Sim. - disse Vick.

- Sim. - disse Pps.

- Sim. - disse Sentimental.

- Sim. Perfeitamente. Nada do que eu não soubesse. - falou o Elemento Fantástico.

- Entendam as palavras. Para depois aplicarem ao seu estilo. Estão vendo essas três espadas? Elas agora estão cravadas como símbolos da coragem em vossos corações. Com isso, vocês poderão salvar o natal. E cada um cumprir seu devido papel nessa história. - disse Mr. Brightside.

E todos ficaram pensativos diante de sua coragem.


Prentice Geovanni


Nenhum comentário:

Postar um comentário