Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sobre Um Pouco dos Hissatsus - Versão Tom Sépia.

Por Favor, não é restart!
É Brandon Flowers, do The Killers.
Como já foi dito aqui num outro texto, o meu anime predileto é One Piece. Não quero me tornar repetitivo, mas só para deixar bem claro: foi graças a esse anime que conheci pessoas que moldaram - e continuam moldando - minha forma de encarar minha vida. E, como essas pessoas são dinâmicas, faz-se necessário, também, novos textos "dinâmicos" capazes de mostrar o quanto estamos sempre mudando no nosso “grau de abstração”. Por isso, estou escrevendo mais uma vez por aqui, sobre nós, os Hissatsus. Começo então pela origem do nosso nome.  Hissatsu, para quem for pesquisar, significa: ataque. E, esse nome, o do grupo, foi escolhido justamente por causa de uma parte bastante simbólica do anime, que é justamente quando Luffy, capitão do bando do Chapéu de Palha, pede a um dos seus companheiros, Sogerking, diga-se Ussop, para tacar fogo na bandeira do Governo Mundial (pessoas que tomam parte por certos acontecimento no mundo do anime) em Ennies Lobby, esta é a primeira prisão (realmente assustadora) que aparece no mundo dos piratas. Ao obedecer à ordem de Luffy, Sogerking atira na bandeira (um símbolo da influência que eles, o governo, tem sobre o mundo todo) e diz àquelas emocionantes palavras cheias de emoção e ímpeto, que acabaram por se tornar em nosso grito de guerra quando estamos reunidos, muito felizes e satisfeitos: Hissatsu... Firebird Star!

Foi daí, de uma conversa e outra, e por sempre ficarmos brincando e lembrando essa passagem do anime que, como se já nos fosse destinado, começamos a nos intitular de "A galera Hissatsu": um grupo de jovens sonhadores que vinham discutindo e debatendo a história e o rumo que tomará One Piece e como aquilo poderia ser útil em suas vidas.

O legal de One Piece é que você se apega (e não é pouco) aos personagens. Cada “Strawhat”, cada vilão, cada ser desenhado por Oda tem aquele toque de uma personalidade bastante complexa e fidedigna com seus ideais. E é isso que torna One Piece tão especial: cada personagem é um mundo em si mesmo; cada aventura acaba por ser tornar uma lição de como encarar situações problemas; cada momento é aproveitado em busca dos sonhos. São com esses temperos que um simples anime de pirata ser torna tão gratificante e cheio de ensinamentos.

Pois é, tirando a dedicação unida ao empenho e carinho com que autor cria tal mundo cheio de sonhos e conquistas, acho que gostamos tanto de One Piece pelo simples fato de nos vermos ali. Em busca do nosso próprio One Piece, ou seja, em busca dos nossos “sonhos idiotas”. E da mesma forma que o capitão, Monkey D. Luffy, vai cativando seus tripulantes para ajudá-lo nessa busca pelo o One Piece, nós vamos também exercendo o papel de capitão em nossas escolhas, caminhos e sonhos. Vamos encontrando nossa própria tripulação, nosso próprio percurso, que é justamente, igualzinho, à Grande Rota.

De início, era eu e Hand na busca de aventuras, de mundos (ilhas) desconhecidos (as) e de situações inesperadas. Depois, veio Gabriel seguido por Weidner, logo após veio Antônio e, por último, o que não assiste, a ovelha negra do grupo, mas que mesmo assim também grita o grito de guerra, o Dennel. Aos poucos, fomos se conhecendo e nos tornando companheiros de experiências e “sonhos idiotas”. Com o passar do tempo, fomos buscando nossas próprias ilhas e lugares para viver nossas singulares situações inesperadas. Com tanta coisa já vivida acabamos nos tornando tripulantes de um Going Marry digno de ser navegável na primeira parte da Red Line. Perceba, quem estiver lendo esse texto, que enquanto, normalmente, a gente ver um bando de homens reunidos falando de mulher e futebol, a gente falava de mulher - é claro - e One Piece.

Evidentemente, nesse cerne dos cincos amigos, existem também outras pessoas que vão se agregando ao grupo. Dentre estas pessoas, umas ficam, outras se vão, outras voltam, outras estão por aí. Mas o que importa é que passaram por nossas lembranças e nos ajudaram a construir àqueles momentos tão únicos que passamos juntos. E, sinceramente, foram muitas recordações boas e engraçadas. Algumas ruins, mas isso não importa, o que importa é que aprendemos algo com todos que passaram e estão passando em nosso mar: moldar nosso Eu mais sólido e consciente de si, ou seja, quem fomos, quem somos e quem seremos.

Dito tudo isso, sem mais delongas, começo a falar um pouco da gente. E o primeiro será Jeferson (réééé). Faz tempo que quero falar desse cara. 


"E esse hômi é ator, é?" Gabriel e Jeferson, atores
Hollywoodianos.
Jeferson: Não é por ser irmão de Gabriel que eu sou teu amigo, meu caro. Gabriel foi como uma ponte para a gente se conhecer, e saiba, assim como eu, que ele tem um orgulho enorme de ti, oras. Fique sabendo, a partir de hoje, que somos amigos, eu acho, pelo fato de sentarmos, unidos, na mesma mesa, na mesma ceia, diante das pessoas que gostamos e rirmos. Somos amigos porque temos o dom para promover grandes presepadas. Considero-te meu amigo porque estou te devendo dois baurus (amigos sempre tem uma dívida não paga um com o outro, mas que um dia, sim, um dia irão pagar) e porque você é sincero e sabe ser quem você realmente é. Brincalhão, desenrolado e exímio pescador. Além do mais é um dos caras que fica mais bem vestido de jaqueta de couro. Esse "hômi" é ator de cinema, é? Grande Jeferson, obrigado por me fazer enxergar o quanto é importante saber sorrir, brincar, se divertir e jogar War. Só tem você e cace outro.

Do cara que saber ajeitar um mau contato no som do seu carro apenas fazendo manobras para lá e para cá, vamos para a garota que entrou em nossas vidas através de um apelido convidativo: Forever.

Ingrid diz: Dooooido, se ligue!
Diga não às drogas.
Ingrid: De início eu sentia como se você não me desse muita atenção. Conversávamos pouco e, é eu achava, sua de cara de poucos amigos. Toda vida que eu brincava contigo, eu recebia uma cara séria. Entretanto, aos poucos, fomos convivendo, conversando, passando por bons momentos e acabamos por descobrir que temos em comum o ato de falar demais quando estamos sob efeito de alguns, digamos, drinks, em especial, um tal de True Blood, feito no Jazzy. (rá! Eu sei que você vai falar: “Doooooooido, é mentira!” Mas, a verdade tem que vir à tona, minha amiga). Foi um dia engraçado aquele, mas acho que nos tornamos realmente tripulantes de um mesmo navio naquele dia em que, no ônibus, você estava meio perdida em seus pensamentos, olhando para janela, e não me viu quando eu sentei ao seu lado e mandei uma mensagem dizendo: “Tudo bem? Olha do lado.” E quando você olhou e me viu, ali, do ladinho... Pense num medo. Eu ri nesse dia,visse? E foi nesse momento que concretizamos nossa amizade. Saiba que você, como namorada de um dos meus melhores amigos e, por ser minha amiga também, pode se sentir à vontade para me dar sermão quando bem entender, afinal, é assim que você põe Gabriel nas rédeas, não é? Enfim, muito obrigado. Pelas idéias, pela companhia, pelas risadas e pães de alho bem recheados.

Da garota que desenha rostos reais, vamos para a garota que atrai às festas para perto dela.


Katy Winehouse. Espero que ela
não morra aos 27.
Katilene: Uma grande amiga. Sabe me ouvir e sabe cativar na medida certa. Meu bem, sua voz sexy ao telefone (arrepiou-me a epiderme...) e seu zelo pela companhia de quem considera seus verdadeiros amigos, são uma, dentre muitas, das características que mais admiro em ti. Choras quando tem vontade, tens risos com espontaneidade quando te contamos uma presepada bem contada, abraças quando estamos tristes. Você é ótima. Obrigado pelos momentos loucos, estes foram mais do que essenciais para mim, eles foram únicos. E sim, suas palavras e pitacos em minha vida, no meu mar, são válidas, viu? (rá!) Enfim, nunca mais me deixe só com Handerson naquela rua da residência, naquele estado ébrio em que estávamos. Graças a isso adquiri uma cicatriz no rosto e uma lembrança na alma. Valeu, por tudo, e cuidado com os cachorros poodles. Eles são bonitinhos, mas extremamente perigosos.

Da garota que sabe fazer um almoço e temperá-lo na medida certa, vamos para o elo de ligação. (Não é pleonasmo! Antes que alguém diga “Se é elo, é de ligação.” Ah, vá. Saiba que essa expressão tem outro significado.)


Handerson: As coisas mudaram na tua vida de um jeito espetacular esse ano, meu caro amigo. Por isso, sei que serás mais do que capaz para exercer as boas aventuranças na vida das pessoas que estão à tua volta. Não digo isso porque as mudanças surgiram no teu mar, mas sim porque estavas preparado para a situação em que serias colocado. Aos poucos fostes edificando o grupo, aos poucos fostes conhecendo pessoas extraordinárias, pessoas estas, capazes de te fazer enxergar além do teu limite. Essas pessoas, esses amigos, estarão sempre guardados em suas melhores memórias, sempre atuando em seus julgamentos diante das suas decisões. E saiba, meu amigo, que lhe desejo ponderação nas suas escolhas, sempre pense no bem comum, pense no seu semelhante, pense em como melhorar o dia de alguém. E, lembre-se, que somos aquilo que queremos ser, ouviu? Por fim, saiba ter serenidade quando for resolver um problema. (E olha o cachorro!) 

Do cara que aprendeu a andar igual a um mestrando, vamos para o que formatou o net book de minha irmã. (Confesso que tive medinho ao ver a tela preta do Linux e nada da máquina ligar). 

Dennel e Handerson, os Garotos
Simpáticos.
Dennel: Meu amigo, assista One Piece. Quantas vezes vou ter que dizer isso. Tu já és um amigo e tanto sem conhecer a história do anime, imagine quando tu conhecer. Obrigado pelo socorro de sempre, obrigado por me ensinar um pouco de carisma e simpatia. Valeu também pela preocupação em relação à minha alimentação e a de Handerson, cara, porém, eu ainda acho que você queria comer em outro lugar que não fosse no Arlindo, diiiiiga, seu cabra. (rá!) Valeu pela presença e companhia quando estamos nos sentido sozinhos e para baixo. Lembre-se, meu caro, a vida está cheia de oportunidades e novos horizontes, mas para isso faz-se necessário cumprirmos certas etapas impostas por nós mesmos. Continue com essa fé tão singular tua, continue buscando seus sonhos, e prossiga sempre pensando no bem de todos e da tua família, que por sinal é bastante divertida e acolhedora. ( Viva o teu aniversário e os UFC's dos sábados à noite! Viva Anderson Silva, Brasil! É selva!)

Do cara que acha que escrever uma carta para uma amiga como prova de uma amizade aos treze anos é coisa de homem não muito sério, vamos para o cara que sabe as respostas para boa parte de minhas perguntas.


Handerson, estraga foto e Gabriel, interpretando
um dos caras malvados em Hollywood.
Gabriel: “Pra que pensar no que há além do universo se a porta está fechada.” (Fuderosooooo!) Além de saber discutir sobre o que pode acontecer no próximo mangá a ser lançando de One Piece, tu sabes sobre como fazer o cara encontrar a melhor solução a ser tomada naquele preciso momento em que estou (ou estamos) passando por uma dificuldade qualquer. Meu amigo, temos que adquirir o mesmo grau de abstração que enxergas o mundo, para assim, nos tornarmos pessoas melhores e, conseqüentemente, capazes de mudar nosso mar para águas mais tranqüilas e cheias de ensinamentos. Você é um dos poucos caras que eu sei contar meus “sonhos idiotas”, meu nobre amigo. Por isso, obrigado por opinar no que eu tenho que fazer e por saber intervir na minha vida quando necessário. Com certeza seremos bons professores na arte de passar o sentido de pensar. E, saiba que não tem nada mais zen do que passar um dia de domingo na sua Fabulosa Fantástica Casa com a galera Hissatsu comemorando o aniversário de Handerson. Valeu companheiro, obrigado. Por tudo.

Do cara que pilota igual ao Speed Racer, vamos para o cara que tem bastante comer em casa. (“Diga ao Dennel que aqui em casa tem comida!”).

Antônio e Ingrid: com fome na formatura
de Handerson.
Antônio: O cara dos hissatsus que mais tem domínio sobre as artes culinárias. Um dos poucos amigos que sabe quando o cara precisa de uma conversa para dar aquela desopilada. Meu amigo, teu humor é uma das coisas que mais admiro. O jeito como tu imitou o robô lá no aniversário de Handerson, eu me acabo de rir sozinho. Aplique mais isso nos seus relacionamentos, no seu dia a dia. Não seja tão sério. Exponha seus pontos fracos e os fortaleça com o amor e carinho das pessoas que te cercam. Aprenda a cativar mais e mais teus amigos, você é um cara que com certeza sabe como fazer as pessoas se sentirem especiais, pois, assim como eu, você sabe mais do que tudo que a solidão não é para ser eterna. Te desejo mais sorte no war na próxima vez, meu caro. (rá!) E obrigado, por sempre está ali, a um envio de uma mensagem. 

Do cara que toca guitarra, vamos para o cara que fala muito. 

Mateus: Meu amigo, muito obrigado por nos apresentar Community. Valeu pelo episódio do Pastel. Obrigado por aquela conversa, na noite de São João, sobre os mais diversos jogos e coisas do nosso tempo de infância. É muito bom ter um amigo que sabe das coisas antigas e melancólicas que existiram. Valeu por me deixar entrar nas tuas memórias e lembranças: na tua comemoração por tua vitória no TCC e, claro, pela foto com cara de mal ao teu lado lá na formatura de TADS.

Mateus sempre bem acompanhado.
Aprendi contigo a ser mais calado e saber de quem me aproxima. Aprendi a ser mais reservado, meu caro. Valeu pelas risadas e vídeos de diplomas em branco, certamente, são essas as funções de todos os formandos que passaram três anos de sua vida estudando no IFRN: tirar onda da situação (que foi única, afinal não é todo dia que vamos para uma formatura e Handerson é o orador da turma e de todos os cursos) em que se encontravam naquele momento. Que tenhamos muitas aventuras ainda.

Do cara que disse que um dos melhores episódios de Community é o sexto da segunda temporada (e realmente é verdade), vamos para ele, o que sabe preparar uma caipirinha como ninguém.

Antônio e Weidner versão
pose Cool.
Weidner: Apesar de estar um pouco distante do grupo, espero que estejas fazendo o caminho certo e as escolhas certas, viu, meu caro amigo? Você sabe mais do qualquer um do grupo que o caminho para ser feliz é difícil e cheio de provações. Sabe também que queremos o teu sucesso e ir a mais shows de Matanza contigo (eu queria ter ido só para ver a presepada que foi). Ei, cara, de todo coração, se cuide aí por onde esse “homi” andar. Aprenda que para aprender é necessário ser atento às experiências que tivemos. Aprenda a fazer mais bebidas (é claro que eu tinha que pedir isso aqui, meu irmão) e aprenda a traçar um objetivo capaz de cumpri-lo. Enfim, eu disse no outro texto que tens um grande potencial, já nesse aqui, eu falarei que tens uma enorme capacidade para colocar todo esse potencial em prática. Valeu meu caro, até outra calourada. E pense no que escrevi aqui. 

E, por fim, espero que cada um de vocês se tornem um capitão no mar de suas vidas. Saibam escolher seus tripulantes. Saibam escolher seus navios. Saibam escolher quais aventuras se aventurar. Pois, se não fizerem isso, jamais estarão prontos para navegar em mares mais tempestuosos em buscar de seus próprios One Piece's. Se querem saber, eu já escolhi quais pessoas vão me ajudar a realizar meus "sonhos idiotas". Enfim, só me resta dizer: Vivam para sempre e continuem a avivar mais e mais nossa aventura! 


Obs: – Estão vendo àquela bandeira?  Transforme-a em cinzas! 

– Hissatsu Firebird Star!

 Té mais.

Prentice Geovanni

8 comentários:

  1. Rapaz, tenho que comprar um paninho de piquenique maior, como vc disse, inicialmente eramos apenas nos dois, hoje é temos uma negada e grande mauahuahuhuahuahuahuhauau.

    No meu niver, na casa do gabriel, teve um momento que eu estava escorado na pilastra do terrado, um pouco feliz pela bebida preparada pela joana, visualizando todo mundo ali: brincando, jogando, comendo, sorrindo, batendo cabeça; que me senti como a pessoas mais rica e sortuda do mundo, por te-los ali por perto fazendo parte de minha vida, deixando minha vida mais especial.

    Se todos tivessem esses tipos de experiencias que temo com nossas companhias, com nossas aventuras, como nossa amizade, com certeza o mundo seria o lugar muito melhor de se viver.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Hand. A galera cresceu e começaram a entender o verdadeiro sentido de amizade. Aos poucos cada um foi criando suas próprias raízes.

    Todos tem um coração bastante único e cheio de bem aventuranças. O pano com certeza terá de ser maior e as conversas também, meu nobre tripulante.

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras companheiro!
    bastante inspiradoras, com certeza eu não diria nada melhor.

    E nesse momento me vem a mente duas frase:
    uma do jogo valkyrie profile, frase de Aelia antes do "Finishing Strike":
    “My soul burns. My power has awakened!"
    e de one piece, Franky:
    SUUUUUUUUUUUPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER!
    /O/

    Fico muito feliz por ter companheiros tão ilustres.

    E pra finalizar, o q digo sobre as dificuldades da vida, Mar calmo não faz bom marinheiro!

    ResponderExcluir
  4. Irei reSumir um pouco o que eu queria de fato falar , mas acho que será o bastante.

    FOI COM ESSA GALERA EM QUE EU VI PELA PRIMEIRA VEZ O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMIGO,AMIZADE QUE ATÉ HJ EU PROCURAVA ENTENDER SE A PALAVRA AMIGO ERA TÃO VAGA, MAS HJ EU VEJO QUE PASSAVA LONGE MESMO DE EU PELO MENOS ADIVINHAR O QUE ERA.
    POIS NUNCA TERIA VISTO TANTA COMPREEÇÃO, TANTO ESPIRITO DE EQUIPE, TANTA SEM VERGONHICE, QUE PRA MIM VER ISSO UM DIA SERIA IMPOSSIVEL POIS SEMPRE TINHA UMA GALERA DE GENTE QUE FALARA QUE TINHA AMIGOS OU ERA AMIGO DE OUTRA PESSOA MAS QUE TINHA VERGONHA DE SEU JEITO DE SUAS ATITUDES, MAS PECEBI QUE ISSO NÃO ACONTECE COM OS HISSATSU'S(...) UMA OUTRA COISA QUE PECEBI FOI O QUANTO É GRANDE ESSE GRUPO DE VERDADEIROS AMIGOS, VOCÊ QUE ESTA LENDO JA PAROU PRA PENSAR QUANTAS PESSOAS NÃO SE QUER TEM PELO MENOS UM AMIGO? OU QUANTOS GRUPOS DE AMIGOS EXISTEM IGUAL O NOSSO?
    POIS É POSSO ARRISCAR DIZER ALGO MEMORAVEL, INVEJAVEL E TALVEZ INAGUALAVEL....


    MUITO OBRIGADO A GABRIEL POR TER SEMPRE FEITO DE SEUS AMIGOS TBM OS MEUS E MUITO OBRIGADO A VC'S QUE HJ FAZEM PARTE DE MINHA HISTORIA E DE MINHA VIDA....


    E POR ULTIMO PEÇO DESCULPAS POR TA SEMPRE UM POUCO AFASTADO , MAS INFELIZMENTE NEM SEMPRE TENHO TEMPO , PRA ESTA COM ESSA GALERA MARAVILHOSA....



    ABRAÇO DO BOY QUE AJEITA O SOM COM AS MANOBRAS E QUE FICA LEGAL DE JACKETA!

    ResponderExcluir
  5. Ai eu não sei o que dizer não... xD
    Só sei que é sempre muito bom estar com vocês porque mesmo na tristeza vocês são felizes! xD O conjunto todo tem uma energia muito boa e cada um da gente é uma peça essencial no grupo.

    Eu sempre acreditei que os verdadeiros amigos nunca perdem a amizade mesmo estando longe, ou não se vendo todos os dias, e...ai sei lá xD

    E PRENTICE COMO ASSIM EU ERA CHATA?? EU NUNCA FUI CHATA COM VC FALOW?? XD

    Mas realmente eu sempre fui uma pessoa de poucos amigos. Minha mãe dizia que eu sempre escolhia meus amigos à dedo, como se fizesse uma seleção. E não dizem que amigos são a família que a gente pode escolher? Pois pronto. É a primeira vez que eu estou inserida num grupo tão grande (juntando vocês e o povo da ufrn).

    Eu gosto de conversar com vocês, e de ver que cada um de nós nos permite conhecer uns aos outros e de conhecer pessoas novas também. No final, só sobrou a galera que consegue se respeitar, que consegue criar laços mesmo com diferenças.

    Enfim, compre um pano maior Handerson e dessa vez vermelho que é pra ter o lado das boy e o lado dos boy. xD Q
    Alguem me tira desse computador que eu só to falando besteira.

    Enfim,

    That's all folks!

    ResponderExcluir
  6. Também não sei nem o que escrever, todo mundo fez uma redação... /o\

    Pra começar, como disse Gabriel: belas palavras!
    É muito bom encontrar pessoas que compartilhem os mesmos gostos que eu. Sou extremamente grato pelos momentos de nostalgia no pastel e todos os outros em que rimos, nos divertimos e colocamos o papo em dia. Que esses sejam os primeiros de muitos. Tenho muito que agradecer ao meu amigo Hand, por me apresentar a esse grupo fantástico.

    Ah.. e eu sou meio reservado mesmo no início, mas vou perdendo a timidez com o tempo… x)
    E desculpa pela demora pra comentar, essa semana foi cheia e só tive tempo agora.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Acho que irão se perguntar o porque que estou comentando aqui, né isso? mas eu posso responder aos caros que me escutam...estou aqui apos ler juntamnete com o cara que tira o mal contato do som do carro fazendo manobras que por sinal, acho perigosas demais e depois com mais calma voltei a ler o texto de magnifico gosto desse rapaz em expor seus sentimentos verdadeiros de amizade por essa galera.

    posso falar a partir de uma visão de fora dessa historia, que tudo isso que esta sendo revelado aos meus olhos é a mas sublime forma de amor...a amizade...


    como o jeferson comentou poucas pessoas tem essa sorte de encontrar pessoas tão especiais em um grupo de amizade tão grande, posso dizer isso com propriedade, por que sou prova viva disso.

    muitos buscam isso mas poucos encontram, uma forma p se completarem....uma amizade para se contar em toda as formas, situações ou ocasioes, se preferirem....

    por isso posso dizer a vcs que sinto orgulho disso, por ver tudo isso, e por saber que jeferson estar entre pessoas verdadeiras...e por vcs me fazerem enchegar que ainda e possivel construir amizades assim hoje em dia, porque na minha visão e por decepções vividas por amizades não seria capaz de encontar...

    mas vi vcs navegando em mares calmos, ora perigosos e misteriosos todos juntos tripulantes de um navio chamado AMIZADE...



    E SE FOR POSSIVEL DAR UM CONSELHO A VCS, CONTINUEM CUIDADANDO DESSE NAVIO, PRESERVANDO TUDO QUE EXISTE DENTRO DELE, PORQUE ISSO TEM UM VALOR INESTIMAVEL E QUE O MUNDO TODO DESEJA, MAS SÓ PRECIOSOS ALCANÇAM...

    E AO RAPAZ PRENTICE PARABÉNS...POR TORNAR ESSE BLOG MAS UMA PONTE PARA QUE ESSA AMIZADE CONTINUE MAIS FORTE.


    ABRAÇOS A TODOS...


    ASS: IARA

    A NAMORADA DE JEFERSON...UMA ADMIRADORA DESSE NAVIO.DESSA GALERA HISSATSU.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pela reciprocidade de todos vocês. Obrigado por se sentirem tocados pelas tão singelas palavras que coloquei para vocês.

    O mar é enorme e para navegá-lo é preciso toda a ajuda possível.

    Que venham mais momentos e aventuras.

    Prentice

    ResponderExcluir