Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Capítulo 1 - A Menina Criadora De Mundos.

"Ela acreditava em anjos e, porque acreditava, eles existiam.” Clarice Lispector

E foi naquela vez que eu e a Menina Criadora de Mundos saímos para uma subida. Era uma tarde quente de verão e o sol não cedia ao surgimento do crepúsculo. A Montanha Mágica Imaginativa era mais difícil de escalar do que eu imaginara. Estávamos com sede e nesse momento não éramos perseguidos pelos Zé Gotinhas Azuis Derrubados.

De onde eles surgiram, não tenho ideia. Mas uma coisa era certa, eles procuravam pela Criadora de Mundos. E, se procuravam por ela, também procuravam por mim. Afinal, eu a estava ajudando em sua jornada. Por enquanto, não havia nenhum sinal deles. E isso é bom, pois assim poderíamos conversar a respeito de quais medidas tomaríamos dali em diante.

- Devia ter trazido meu boné, olha esse sol? Resmunguei.

- E quem iria fazer companhia a mim em ficar com o rosto vermelho? Falou ela com um sorriso no rosto.

- Só aceitei vir com você para essa montanha porque busco pelo meu coração e meu presente dificílimo!
- Deixa de ser chato! Eu sei que amas minha companhia, se não, nem virias para esses confins de terra imaginativa comigo. E, além do mais, tudo tem seu tempo. Já dizia Caio Fernando Abreu "Sobretudo, não se angustie procurando-o: ele vem até você, quando você e ele estiverem prontos.". É assim contigo, é assim com seu coração. Quando ambos estiverem prontos, definitivamente, será a hora de vocês se encontrarem.

- Hum...

- Vês? Sempre tenho razão.

- Sua Manipuladora...

Realmente ela tem razão. Toda vez, quando viajamos juntos, sempre tenho aventuras e histórias emocionantes para contar aos meus amigos. E cada vez mais, junto com a presença dela, sinto-me bem próximo de encontrar meu coração. É como se ele estivesse bem na minha frente, mas ao mesmo tempo tão distante de mim.

Apesar de já nos conhecemos há um bom tempo, a Menina Criadora de Mundos é muito misteriosa. Pelo pouco que eu sei de sua jornada, ela busca por um fusca vermelho. Não sei o motivo de desejar um fusca, nem muito menos por qual razão deveria ser um de cor vermelha. Sei também que, além de procurar por esse veículo de seus sonhos, procurava por um portal. Dizia ela que ao atravessá-lo, haveria um paraíso de fadas no outro lado. Chegando a esse lugar, as fadinhas a ensinariam a voar e, devido a sua simpatia e dedicação, a ajudariam a aperfeiçoar suas técnicas de criar mundos. Até mesmo os Criadores de Mundos possuem sonhos, pensei comigo...

- Estais vendo aquelas nuvens lá no céu?

- Sim, estou. Respondi.

- Sempre imaginei anjinhos nelas. Quando eu era criança ficava fixamente olhando-as para quando um anjinho desse uma bobeira eu pudesse dizer "Te vi! Peguei Você.”. Daí, eles teriam que se mostrar para mim, pois não haveria mais necessidade de se esconderem. Acreditas em anjos?

- Não sei. - Respondi olhando para as nuvens apontadas por ela. O estranho é que, quando retornei o olhar para ela, enxerguei rapidamente um par de asas.

- Hunrrum.- Ela respondeu, olhando para frente em direção ao vento que circulava a montanha mágica.

- O que estamos procurando mesmo? Perguntei.

- Uma lembrança.

- Para quê?

- Vais precisar dela caso nos separemos. E, como estais sem teu coração, uma lembrança por enquanto é suficiente para lembrares de mim, caso fiquemos distantes um do outro.

- Oshi??? E eu pensando que procurávamos pelo seu fusca, ou seu portal, ou por alguma coisa bem criativa para servir de molde para uma criação de um novo mundo... E olha só o quanto já subimos nessa Montanha! E se aparecer algum Zé Gotinha Azul Derrubado?Como iremos fugir?

A única opção é continuar subindo, oras. Como complicas as coisas Marmo.




-Minha amiga, você que torna tudo simples demais... Enfim, olhe, não importa onde estivermos sempre estaremos sob o mesmo céu. Já dizia Clarice Lispector "O que importa na vida é estar junto de quem se gosta. Isto é a maior verdade do mundo."E caso essa separação venha acontecer, não importa, dou um jeito! Guardo você no meu pulmão até te encontrar novamente. Faço dele um coração improvisado. Veja bem, é até melhor. Toda vida que eu respirar, lembrarei de ti. Viverás com o ar dos meus pulmões. Bem aqui, dentro deles, te manterei cheia de vida. Mesmo distantes, estaremos próximos. Afinal, além de teres uma boa memória e eu um bom pulmão, temos as janelas comunicativas a qualquer hora a nossa disposição.

- Assim me deixas sem graça, Marmo. Também, não precisas exagerar...Tenha Calma, sabes que sempre ando com minha chave. Caso encontremos o portal que procuro estarei preparada. Mas agora devemos cuidar de ti. Da nossa lembrança.

Pelo pouco tempo que estou com Bulba percebi a sua enorme facilidade em construir cenários a partir de borrachas, cadernos e canetas. Talvez fosse assim, a maneira de se criar um mundo qualquer. Ou seria apenas uma projeção de ideias, um esboço de como era para ser? Quando procuro saber como ela se tornou uma criadora, ela fica apenas sorrindo e me chamando de bobo. Não sei por que, mas quando ela sorrir da maneira como ela sorri, fico com vontade de sorrir também.

Se for para definir a Criadora de Mundos em uma palavra, essa palavra seria envolvente.

Envolvente no sentido de falar, de olhar, de sorrir, de criar. E de andar no meio fio. Era neles que ela mais criava mundos. Um fio, separando dois lados. Duas realidades, separadas por um meio fio. O céu ficava com um tom alaranjado, quase vermelho. Eu fazia a minha parte, apenas olhando para sua alegria, enquanto ela definia o mundo à sua maneira. Uma coisa tenho que admitir, era bonito ver Bulba criando mundos.

- Olha estamos quase no topo da Montanha Mágica Imaginativa! Nenhum Zé Gotinha Azul para nos perturbar! Venha! Vamos correr!

E corremos em Direção ao topo da montanha.

- Ei Bulba!

- Oi?

- Já dizia Tati Bernardi "Apesar de tudo, você ainda é a primeira coisa que penso quando me dizem: Faça um pedido." Faço dela minhas palavras.

Começamos a criar nossas lembranças a partir daí, no alto da Montanha Mágica Imaginativa.


Definitivamente, eu e ela, somos estrelas de uma historia que está longe de acabar.


Prentice Geovanni


11 comentários:

  1. Eita...lindo o texto...
    Adorei o "Eu tenho um bom pulmão"...porque ele lembrará dela sempre que respirar...

    e "Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você, só enquanto eu respirar"

    Adorei

    só estranhei os Zé gotinhas...sinceramente...kkk

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO!
    Esse é exatamente o termo a ser utilizado aqui!
    E o mais interessante do texto é como ele consegue cativar o leitor,nos fazer entrar na historia(fazer parte),em muitas partes senti como se estivesse lendo sobre mim,e isso é exatamente a magia da escrita.A magia que tem que haver na transição escritor-leitor,como se quem escreve soubesse exatamente o que precisamos ler...PERFEITO!

    ResponderExcluir
  3. Estou para descobrir de onde veio tanta sensibilidade.
    Perfeito, Prentice!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Dorgaaaaaaaaaaaassss!! riariariariariaria!!!11!!!onze!!!

    Estou para descobrir de onde veio tanta sensibilidade.[2]

    ResponderExcluir
  5. Taí Prentice, você também é um z-25 :P
    Quer saber, acho que você é meu primo, rsrs
    Hum... Realmente "envolvente"
    O que mais me encanta nos seus textos é a sensação paradoxal que é refletida.
    É um mistério aprendido, é um aprendizado misterioso.
    Em parte conhecemos, em parte imaginamos...
    ahh, brilhante !

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo... super bem escrito!

    "Envolvente no sentido de falar, de olhar, de sorrir, de criar. E de andar no meio fio."

    Isso é que é ser apaixonado!

    "Guardo você no meu pulmão até te encontrar novamente. Faço dele um coração improvisado. Veja bem, é até melhor." O trecho mais bonito.

    ResponderExcluir
  7. eu sei de onde veio tanta sensibilidade, foi do pote de doce de leite que deve ter comido antes de sentar e escrever esse conto surreal: zé-gotinha-o-q-é-isso?
    na verdade, o doce abriu a porta, ja q esse sentimento só pode ter vindo de um lugar, de dentro de vc. adorei a colocação dos adjetivos, as citações...

    ResponderExcluir
  8. Sua sensibilidade é impressionante, muito lindo seu jeito de escrever e o texto está perfeito. A melhor frase continua sendo essa: "Não importa onde estivermos sempre estaremos sob o mesmo céu."

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Texto super leve e profundo ao mesmo tempo. Também me agradam as citações. Acompanharei as aventuras de Marmo e a Criadora de Mundos e aguardarei ansiosa pelas novas postagens :D

    ResponderExcluir
  10. Quee Liindooo'. Adorei. Esse trecho é um dos que ameiii'
    "E, Como estais sem teu coração, uma lembrança por enquanto é suficiente para lembrares de mim, caso fiquemos distantes um do outro."

    Liindo :D

    ResponderExcluir
  11. Um texto perfeito. Ok, definitivamente, não saberia outro adjetivo para designá-lo. Ou melhor, tudo que posso fazer por primeiro capítulo, é guardá-lo no meu pulmão!

    ResponderExcluir