Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Considerações Finais.

Para aqueles que não sabem, o ano de 2010 para os chineses foi o ano do tigre e, assim, todo o ano foi marcado pela influência de sua personalidade. Enérgico, rápido, não se pode marcar bobeira com ele, é preciso atenção e muito cuidado. Um ano marcado por extremos, podendo acontecer algo de muito bom ou de muito ruim, sendo que essa escolha dependeu de sua atitude emocional. De acordo com as previsões do horóscopo chinês, 2010 teve tendências de ser um período conturbado, com desacordos e desastres de todo o tipo. Nada em escala pequena. Fez-se necessária tomada de decisões drásticas, ações feitas sem pensar, levando ao arrependimento pela pressa.

Particularmente, não sou muito fã de horóscopos, misticismo ou algo parecido, mas confesso que não encontrei definição melhor para descrever o ano de 2010, principalmente pela minha óptica: foi um ano recheado de novidades, surpresas e mudanças, que chegaram de uma hora para a outra. Os acontecimentos se precipitaram e suas conseqüências tenderam a ser duradouras.

Até um tempo atrás, meu pensamento foi de ter sido um dos piores anos de minha vida, se não o pior ou o mais tenso, perdi varias coisas que me faziam bem. Tive decepções, derrotas e desilusões, um ano que começou com tudo para ter sido mágico e magnífico, mas que no final foi um extremo desastre. 


Mas hoje sentado aqui, em frente ao computador, pergunto-me: será que foram tudo flores murchas? Só desastres e derrotas? Ou será que devido à dor marcar mais do que as alegrias, fez com que eu não tenha visto um sentido em tudo ocorrido?

Apesar dos pesares, foi um ano em que descobri muitas coisas. Quando precisei de ajuda, encontrei-a; quando precisei de forca, obtive-a; quando precisei de palavras de conforto e carinho eu pude escutá-las. Encontrei pessoas que me suportaram e me levantaram. São nesses momentos de sufoco que se descobre quais de seus companheiros irão pular fora do barco, ou jogar uma bóia para te ajudar a sobreviver. Foi nessas situações que eu descobri pessoas que jogaram essa bóia para mim. Descobri sentimentos que não pensei que tinha, descobri gostos que pensei que não tinha, ressuscitei lados meus que há tempos estavam adormecidos e esquecidos dentro de mim. Fiz grandes amizades, fortaleci antigas e encontrei um refúgio.

Como disse logo ali acima, um ano de extremos, e é com essa perspectiva que encaro essa "season finale" de 2010, apesar de ter tido experiências boas e ruins, todas elas não deixaram de serem experiências. Com todas elas aprendemos lições e que devemos guardar esses ensinamentos não só para 2011, mas para a vida toda. Não fiquemos dormindo no ponto, ou, tendo medo do desconhecido. Não só no inicio de todo ano, mas todo dia temos uma nova oportunidade para a introdução de novas ideias e superação de situações de risco de fazer a diferença e será dessa forma que pretendo encarar esse ano que se inicia. Não faço à mínima ideia do que irá acontecer e muito menos se irei manter essa promessa, mas tentarei. E com a ajuda de todos vocês, com certeza, iremos chegar a algum lugar e quem quiser descobrir que lugar será esse, "follow me".

Já dizia Clarisse Lispector: "Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade."

A todos que estão lendo isso muita energia positiva, saúde e paz. O resto a gente corre atrás.


Hand Medeiros


4 comentários:

  1. Eu que acompanhei de perto o que vc passou em 2010, sei bem o que vc está falando, amigo... Mas bola pra frente que 2011 está aí e mta coisa boa pode acontecer... como vc bem colocou: "Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade." ;)

    ResponderExcluir
  2. Eh, Handinho... eu concordo com tudo. 2010 foi um ano dificil.. e apesar das coisas boas, muitas coisas ruins pousaram. A gente pede a Deus por favor pra esquecer um amor. Quando na verdade estamos apenas lembrando de forma errada. 2011 vai ser LINDO!

    te amo, Handinho!

    ResponderExcluir
  3. "A gente pede a Deus por favor pra esquecer um amor. Quando na verdade estamos apenas lembrando de forma errada."

    Disse tudo mandinha, amos vc tbm mandinha e lininha tbm, duas pessoas q tenho prazer em compartilhas sorrisos \o/

    ResponderExcluir
  4. É isso aê, Hand! Bola pra frente! Tanto os momentos bons quanto os momentos ruins servem de experiência para nos fortalecer mais e mais.

    ResponderExcluir