Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Engines. (*)

“Na minha memória - tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos.” Caio Fernando Abreu

A Memória é um lugar onde nós guardamos as informações daquilo que conhecemos. É ela quem grava tudo aquilo que desejamos e nos é importante. Entretanto, existe um problema. Para que guardemos nossas informações, diga-se, lembranças, é necessário que haja um estímulo. Pois é, precisamos estimular o nosso velho cortéx cerebral, afinal, hoje sabe-se que ambos os tipos de memória - de curta e longa duração - são armazenadas nele.

Mas antes de falar em como fazer esses estímulos, falemos um pouco desses dois tipos de memória, beleza? Bem, é mais ou menos assim, a memória de curta duração armazena no cérebro informação consciente por um curto período de tempo. Isso é realizado a partir de conexões que existem entre o nosso cortéx cerebral com o hipocampo, um dos componentes do sistema límbico. Você sabe bem mais do que eu que este possui funções diversas, tais como, emoções, motivação, comportamento e, claro, memória. E é por causa dessas interações no nosso sistema nervoso que obtemos a dádiva de esquecer certas passagens de nossa vida.

Não sei o porquê, mas acho que esse envolvimento de regiões cerebrais é uma conspiração a favor da proteção e sobrivência da espécie humana. Proteção pelo fato de uma garota não se deixar levar por uma declaraçãozinha besta qualquer, e acabar se apaixonando por um babaca; sobrevivência porque se formos levar em consideração a infinute de babacas que existem por aí à procura de uma garota que transmita seu genes babacas é grande. E ninguém merece uma humanidade mais babaca do que já é. Portanto, é mais uma questão protecionista e, não como se pensa ser, hormonal. Enfim, deixando isso de lado, imagine o número de cantadas toscas que você sempre lembraria, imagine se você lembrasse dos inúmeros constragimentos que passou por sua vida até agora? Graças a essa memória curta conseguimos esquecer e selecionar quem não fará muita diferença em nossa vida.

Já na forma de longa de duração, as conexões, ou redes neurais, são maiores com o cortéx cerebral. Talvez o melhor caminho para estimulá-la seja através de perguntas, pois é a partir delas que se criará um caminho da memória para à consciencia. Ou seja é a partir de perguntas feitas que surgirá um "boom" de lembranças para as mais diversas finalidades, seja lembrar de uma matéria, de um momento feliz, ou de alguém que te faz bem, por isso que sou bem sincero contigo, por isso que te pergunto qual a sua opinião em determinado assunto. Por isso que te conto confidências, por isso que digo que seu boa noite é aconchegante. É por isso que te dou boa noite. É por isso mesmo que você continua a me dar boa noite. Afinal, quero ser memória de longa duração, associada ao interesse, e não de curta, associada aos genes babacas. Dito isso, que venha o texto. Ou melhor, seu estímulo.

 
***

Para Guevení aqueles foram os olhos mais luminosos que ele vira em vida até aquele momento. E tudo pareceu mais real e possível. Afinal, ele havia percebido que realmente a garota dos seus sonhos, literalmente, existia. E o mais legal: ela usava um tênis laranja, uma cor, que mesmo não sabendo o motivo, lhe agradava bastante. Além do mais, de todo esse conjunto existencial e colorido, ela tinha algo realmente fantástico, que a distinguia de todas as outras: uma baita de uma franja sob os olhos.

Provavelmente, essa será a mais nítida lembrança que Guevení terá de dela: um tênis laranja e uma franja mais bela que ele já viu em alguém, bem penteada por sinal. No momento em que nosso querido Guevení descobriu a existência de sua Dulcinéia Del Toboso, Fantisi, ele acreditou que poderia impulsionar a vida dela, assim como ela, estabelecendo uma reciprocidade, faria o mesmo para impulsionar a sua. Afinal, não seria isso que um homem e uma mulher faziam um pelo outro?

Pois bem, como se percebe, Guevení acreditava na frase de Goethe: "O eterno feminino nos impulsiona para frente." Ou seja, quando ele estivesse diante duma mulher, no seu subconsciente, ele deveria pensar "sei que é bonita, talvez não esteja me mostrando isso agora, mas eu a convidarei para entrar em minha vida. Porque eu sinto e enxergo que nela existe o eterno feminino, então, só me resta acredita que ela me mostre isso." Deixemos claro que o bonita dito antes, não remete apenas à beleza, mas também, a todo àquele charme, simpatia, atenção, carisma e, por fim, aconchego que todas as mulheres possuem de uma maneira tão singular. Ora, já estava na hora de Guevení aprender que o importante não é entender, mas sim como amar uma mulher. Isso, com certeza, valeria para toda a sua vida. Já era tempo dele compreender que se convidar uma mulher para lhe mostrar o quanto ela é bonita, ela fará isso na sua presença. E Fantisi. Bem, Fantasi é muito bonita, aliás, é linda. Ela tem um sorriso gostoso, tem um rostinho simpático e um charme profundo. Sabe escolher uma exceção só com o olhar, só com um trocar de frases, somente com um emprestar de apostila. Fantisi claramente possue o eterno feminino. Estava evidente o quanto ela é acochegante, o quanto ela emana algo de bom, o quanto ela tem uma essência de pensamentos bons e uma centelha de sentimentos carinhosos muito especial para com todos à sua volta.

Infelizmente, ela se queixava da sua estatura. Sentia-se baixinha. Entretanto, Guevení achava que ela tinha a altura certa para um beijo perfeito de cinema hollywoodiano, pois Guevení era um pouco mais alto que ela, nada que um salto não resolvesse, ou um belo banco de praça sustentasse. Diz a lenda que Fantisi era a garota mais sexy do mundo ao lamber seus próprios dedos melados de doritos (Só um adendo: ri muito enquanto escrevia a parte do Doritos), enquanto prestava atenção na aula que lhe daria suporte para conseguir realizar seus sonhos. E desses, tinha-os aos montes.

Fantisi, tinha a capacidade de mudar o dia, e mais, ela era capaz ainda das infinitas diversas simplicidades. Tais como uma simples caminhada, uma conversa legal enquanto se espera um ônibus, ou, até mesmo, um recusar de sucrilhos num dia de domingo. Guevení a admirava por seu gostar pelo mar. Ela gostava dele por causa da sua simplicidade de trazer tranquilidade com suas ondas. Ela ficava tentando aprender como era ensinado manter um estado de graça só com areias, conchas, maresia e bons ventos com céus estrelados. Ela queria aprender esse estado implacável de espírito forte e alegre que só o mar pode nos ensinar.

Assim como o mar ela poderia ser calma e feroz. Chata quando preciso, carinhosa quando estava no clima. O mar fazia parte dela. A água gelada ela jogava nas pessoas quando estas precisavam de um banho gelado, para assim, voltarem à realidade, seja lá onde estivessem. A água, esquentada pelo sol, ela usava para esquentar os corações de quem ela gostava. O sol do mar era dela. O nascer e pôr do sol no horizonte também o eram. As conchas: o argonauta, as duas auroras, a concha pera, tudo era dela. Cada Grão, cada lembrança vivida pelas mais diferentes pessoas que passavam por ali era dela, tudo dela. Mar e Fantisi eram o que chamamos de perfeita simetria. As ondas, o vento no seu cabelo, o gosto de sal na boca é para isso que ela vivia. Certamente Guevení tem muita sorte de ter alguém desse jeito em sua vida: uma garota cheia de acochego e parecida com o mar.

Até aí tudo bem, mas como ele soube o nome dela? Para assim entrar na sua vida.

De acordo com as mais variantes percepções, Guevení sempre prestava atenção em Fantisi e ele, doido para saber qual seria o nome daquela garota da franja sob os olhos, acabou percebendo um simples, e singelo, nome em um colar que a mesma usava. E lá estava o nome Fantisi, bem estampado, para ele ver com seus próprios olhos. Ele, agradeceu aos céus e joalheiros, camêlos, enfim, às pessoas responsáveis por essa arte de escrever por meio de jóias. Certamente, o trabalho desses caras deveria ser reconhecido e mais, deveria ser aclamado, pois somente com eles se descobrem o nome das garotas que serão, eventualmente, chamadas de "amor à primeira vista". É óbvio que amor assim não existe. Oras, com tantos ceguetas pelo mundo sempre ficará um sem ver os colares com os nomes de suas respectivas garotas. Pois, de acordo com uma logística visual, é simples: é apenas uma questão de boa vista e não de sentimentos, como muito se pensa. 

Além do mais, o desafio não é apenas de enxergar colares, mas também de se libertar do negativismo de que jamais encontraremos um amor. Devemos começar a enxergar que nada mais é do que nossa própria vontade do nada e que uma vez tendo dito sim ao instante, a uma afirmação. Toda ela explode numa cadeia de afirmações que não conhece limites. Porque dizer sim a um instante é dizer sim a toda a existência. Guevení e Fantisi disseram sim ao seu instante, disseram sim à toda sua existência .

Disseram sim a esse texto. Sendo ele repleto de coisas boas e pensamentos bons e feito com muita dedicação e carinho, lembraram-se, que a vantagem de conhecer os outros é que você poderiam se conhecer cada um à sua maneira. E com Fantisi: Guevení se conheceu bastante. Logo, se futuramente perguntarem o que Guevení fez para ter Fantisi, caso algum dia ele a tenha, ele dirá: nada demais, tive apenas que escrever um texto. E, se os inuméros pretendentes à casamentos perguntarem o por quê de Fantisi ter escolhido Guevení, ela responderá: só tive que ler um texto. No mais, eles se gostam. Muito. E viveram felizes para sempre.


Prentice Geovanni





(*) Encontrei esse texto perdido entre uns rascunhos meus. Organizei e postei aqui.

Um comentário:

  1. O eterno feminino nos impulsiona para frente." Ou seja, quando ele estivesse diante duma mulher, no seu subconsciente, ele deveria pensar "sei que é bonita, talvez não esteja me mostrando isso agora, mas eu a convidarei para entrar em minha vida. Porque eu sinto e enxergo que nela existe o eterno feminino, então, só me resta acredita que ela me mostre isso....
    Este trecho foi retirado do documentário O segredo da felicidade, você esqueceu de citar.
    https://www.youtube.com/watch?v=459qEHGazSk

    ResponderExcluir