Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Sobre Lições, Inspirações e Recordações.

É muito bom ter amigos. São com eles que encontramos apoio, segurança, risadas, alegrias e lugares marcados nas aulas de física. Não estou dizendo que para se ter uma verdadeira amizade seja necessariamente encontrar tudo isso em alguém, mas se pensarmos bem, cada pessoa considerada nossa amiga, deverá ter um pouco desses, digamos, quesitos. Entretanto, mesmo sabendo disso, procurar por amigos hoje em dia está muito difícil, pois à medida que vamos crescendo (em tudo) acabamos por nos tornar mais exigentes em relação a quem devemos colocar no nosso tão já pequeno círculo social, pessoal, amoroso, ou seja lá o que for.

Gaby, Nára, Bibi, Cláudia, Eva, Taty, Rafa, Aline e Hanna. As senhoritas superaram esses quesitos que geralmente estabelecemos para a entrada de um desconhecido em nossas vidas. Obrigado por aquela alegre noite de sexta. Só tenho a agradecer a todas vocês: pelas memórias, pelas risadas, pelo lanche, pelos momentos. Garotas, desejo de coração a felicidade de todas vocês. E, por favor, jamais se esqueçam de continuarem brincalhonas, risonhas, sinceras, companheiras e, é claro, salvando o mundo, não é mesmo, Nára? Saibam que foi com vocês que reencontrei o valor de um aconchego, de um gesto, de um calor, e, principalmente de um atraso, não é, Cláudia? (Sempre querendo aparecer, não tem jeito).

Meninas, naquela noite, compartilhamos vivências, histórias e músicas de grande sucesso do velho e bom Balão Mágico. Definitivamente só tenho uma coisa a dizer em relação a tudo que rimos naquela noite: foi realmente inesquecível. E, para deixar registrado, eu, com a ajuda de Gaby, fiz esses singulares texto sobre cada uma de vocês. Espero que gostem, se divirtam, e, riam, afinal, todas as senhoritas, possuem belos sorrisos.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rock You Like a Hurricane.


Eu criei meu próprio personagem. Sinto-me numa terra de ninguém. O conforto que outrora me fazia companhia agora já não bate mais a minha porta. As mudanças são assim... É como o furacão que te arremessa pro alto, você fica atordoado e depois recebe um forte impacto. Em meio a tudo isso, pelo menos você sabe que voltou ao chão. E agora reconhece que dificilmente será o mesmo. Nada de impacto formal, a vida é real.

Igor Nathan

Pose.

Quem me dera ser um filósofo. Gostaria de tratar e indagar à vida de maneira envolvente e fundamentada. Parece bom. Mas, às vezes, não pensar na vida me parece tão sábio.

Em certos momentos, o importante é apenas viver. Sem preocupar-se em saber o porquê disso ou daquilo. Não estou dizendo que não devemos pensar na vida e nos indagarmos a respeito dela. Só creio que não devemos perder tempo demais fazendo isso. Vamos aproveitar até mesmo o que não sabemos.

As respostas procuradas podem ser inventadas às vezes. Podemos viajar no mar de lama, remar um pouquinho contra a corrente. Apenas pra fazer algo diferente e não formal. Fugir um pouquinho do cerco feito pelo padrão dos olhares alheios, com uma espécie de “insanidade controlada”. Não tão controlada porque ser previsível demais não tem lá tanta graça. Mas, ser radical também já é demais. Então, que seja equilibrado, Yin e Yang. Ser racional com um pouco de loucura e ser insano com razão.

Igor Nathan

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Aventura e Doravante.

Doravante estava com um pouco de saudades. Aventura não saía de seus pensamentos apressados e corriqueiros. Na verdade, ela não entendia o motivo de sentir tal sentimento de ausência naquela manhã calma e chuvosa que sempre a acompanhava. Ora, seus encontros com Aventura eram apenas de risos, divertimentos e implicações de um para com o outro, e, evidentemente, não havia necessidade de ficar assim: tão nostálgica e repleta de tédio. 

Ai,ai... Semprequeolhoparaminhabolsinhapequena...
Lembro-medasperipéciasquepassamosjuntos...

Doravante sem Aventura era como Aventura sem Doranvante. Pode até parecer redundante, mas não é. Pois a solidão, para os dois, é a espera pelo encontro (coisa rara hoje em dia). Ou seja, nesse quesito, o de sentir saudade e o de estar presente, ambos tinham o mesmo sentimento: o de ficar frente a frente o mais rápido possível. Tanto para contar suas aventuras (ele), como para contar de suas pressas (ela).

Enquanto Doravante sentia suas apressadas saudades, Aventura sentia vontade de ligar para ela. Mas, estava (só um pouco, afinal ele era impulsivo e aventureiro.) receoso de incomodá-la. Além do mais, ele não tinha muito o que falar para a própria. Estava cansando de conversar sobres os mesmos assuntos: diversões, aventuras e adrenalinas a flor da pele. Hoje em dia isso está tão fora de moda. E esse papo, meu caro Aventura, cansa demais. Saiba, meu querido, toda mulher gosta de ficar tranqüila (mesmo as apressadinhas, não é Doravante?) ao lado de quem ama, e ela, meu nobre amigo, apesar de toda sua pressa, não foge a essa regra. Estou errado? Se eu estiver, por favor, corrija-me.

Droga! Devia ligar para ela... Para dizer o quê? Um bom dia? Um ótimo dia? Um perfeito dia? Estamos tão longe, mas ao mesmo tempo tão perto...

Só uma ligação às seis da manhã de um dia chuvoso, de um início de um belo dia, é que os separam de dar aquelas calorosas palavras a quem gostamos tanto: Estou com saudades, gosto muito de ti, tenha um ótimo dia, meu bem! Beijão! Estou com saudades!

Será que somos como Aventura? Sempre em busca de emoções, entretanto, com medo de senti-las? A busca por alguém precisa ser tão cheia de mistérios e inseguranças? Pensar demais é um problema? Ou inteligência? Como saber se ela também estar sentido o mesmo por você, caro Aventura? Não há como.


Deixemos nosso duvidoso Aventura com suas dúvidas e nos foquemos, por fim, em Doravante. Ei, dona da rapidez, não fique se achando só por causa disso, ouviu? Só sentir não quer dizer nada da parte de Aventura. A saudade é apenas um estado inconstante, este, por sinal, pode ser deixado de lado com uma leitura, com um jogo de xadrez, ou, até mesmo, com uma boa noite de sono. Saiba, querida, que ter saudades não é nem mesmo motivo para felicidades, nem muito menos, sorrisos. É saudade. Somente saudades. Saudades de estar ali. Perto. Ao teu lado. Escutando uma música Laranja: 

Venha sem chão me ensina a solidão de ser só dois.
Depois te levo pra casa,
Que o teu laranja é que me faz ficar bem mais!

E Aventura não ligou para Doravante.

Prentice Geovanni



sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Música e as Muitas Possibilidades de Ser Humano.

Não sou um apreciador da música que é veiculada nos meios de comunicação de massa, mas é impossível não se envolver com a mesma, pois ela, mesmo contra a minha vontade, vai fazendo parte da minha vida, e vai servindo de pano de fundo para as minhas experiências. Ela está presente em casa, no trabalho, no ônibus, nas ruas, em toda a parte. 

Não sou nenhum purista que vem aqui pregar a supremacia de tal arte sobre tal arte, pois enxergo muita hipocrisia da parte dos que pensam dessa forma, mas também não sou um relativista que vem pregar à máxima: gosto não se discute. 

Eu só acho que a música comercial é muito pouca, não dá conta e nem explora todas as possibilidades de ser humano. Esgota-se muito rápido. É superficial por que só valoriza uma das grandes forças que sustentam a vida do ser humano, a pulsão sexual, e aliada à lógica do capitalismo é produzida e logo deve ser substituída por algo que seja ainda mais estimulante. Essa é a regra. 

Ela não tem muito a oferecer, carece de nuances que representem e despertem sentimentos mais profundos e se nós não nos policiarmos acabaremos tão descartáveis como a mesma. 

Diogenes Fagner

Doravante e Aventura.

A chuva era constante na vida de Doravante. Por onde ela andasse essa bendita chuva a perseguia. O porquê disso? Nem ela sabia. Logo, se a mesma não sabia o motivo dessa perseguição, não é da nossa conta, pelo menos por enquanto, procurarmos saber. Apenas aceitemos isso e nos adiantemos. Dito isso, continuemos. 

Doravante só sabia de uma coisa: da pressa, de ter pressa. E, como toda pessoa apressada, essa sutil garota tinha um enorme medo. De quê? Ora, de perder a pressa de ser feliz, de ficar lenta para alcançar seus objetivos, de que essa chuva não passasse rapidamente, de que Aventura não chegasse logo ao seu encontro. (Ela, na verdade, tinha medo de não ter pressa. Sua fundamental característica.) 

Pôxa! O Trident de Hortelã que ela escolhera para mascar já estava ficando sem gosto e nada de Aventura dar sinal de vida. Ficar sozinha num lugar estranho, sem ninguém que lhe fizesse companhia era chato.

- Muitochato.MeuDeus!Aventuraestádemorandodemais... Eledissequeseeuprecisassedelesóbastavachamá-lobemaltoegritar... 

Aventura! Nome cobiçado pelos corajosos e desafiadores dos mais assombrosos medos! Clichê de histórias inimagináveis, glórias para quem escapa de uma sem perder nada no caminho! Esse é o nosso famoso Aventura! Esse era o cara por quem nossa apressadinha estava esperando. Era por ele, e somente com ele, que ela contava naquele momento. E ele, meus caros, era um...

Sujeito apaixonado por Doravante. Na verdade, o coitado não sabia o motivo de gostar tanto dela, mas, sei lá, algo nela chamava sua aventuresca atenção. Talvez, apenas, gostasse do jeito apressado dela, de seu sorriso gostoso, ou ainda, do seu cabelo amarrado para trás. Ou, quem sabe, o que ele tivesse de aventureiro, ela teria de apressada, e isso, de alguma maneira serviria para nosso Aventura como uma combinação perfeita de amor. 

Apesar de ele achar tudo isso dela, deixemos algo bastante claro: azar o dele de ser apaixonado por ela. A vida não é um conto de fadas romântico repleto de sorrisos e felicidades. Aquela cena em que enxergamos casais quando estão a esperar um pelo outro na chuva está mais que ultrapassada, o beijo que esperamos de nossos amados ao chegarmos molhados de uma chuva não passa de uma mera ilusão na cabeça dos aspirantes ao amar. Infelizmente, ou felizmente (não sejamos pessimistas), Aventura era um desses iludidos.

Ora, digam-me, quem em sã consciência sairia em busca de uma garota que sempre traz a chuva em seus percalços? Ela é uma garota legal? Certamente que sim. Tem a voz massa? Todo tempo. Preocupa-se contigo? De certo modo sim. É bonita? Tem sua beleza. Amas ela? Para se ir em busca de alguém, é necessário amar? Se for em busca do coração dessa pessoa é claro que sim. Afinal, não podemos simplesmente fazer de nossas vontades o amor dos outros. E por que não? Seria de um egoísmo extremo e sem perdão fazer isso: colocar suas escolhas (de amor) à frente de uma pessoa sem ao menos esta saber se está apta a participar de sua vida. É loucura. É um capricho. É humano. É anti-romântico e tão exageradamente egoísta que o gostar finda em relatividade, meu caros.

- Ô demora...nãogostodeesperar.Deficarsozinha. Deficarcomfrio...Aíííqueventofrio. 

- Essa chuva está ficando forte, devo estar próximo de Doravante. Ela disse que me esperaria. Ainda bem. Mesmo com pressa, mesmo com um Trident de Hortelã já no fim de acabar o sabor, ela esperará por mim.

E ela foi embora levando a chuva consigo.
Prentice Geovanni

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Eu Tenho Fé na Força do Silêncio!

Às vezes nem o tempo é capaz de nos fazer esquecer. O que te faz, de alguma forma, sempre irá te pertencer. E por que tentar esquecer quem somos? Acho que é importante nos entendermos para que depois possamos, ao menos, pensar em assimilar o sentimento dos outros. Será que dá certo se a ordem for alterada?

Vi, vejo e sei que verei inúmeras pessoas que gastarão seu tempo e o de outros tentando entender o por quê de seus relacionamentos não darem certo e, principalmente, culpando a pessoa errada, ou seja, elas se isentam de total culpa. Essas são as pessoas que mentem para si mesmas.

Culpar os outros não é a melhor solução para os nossos problemas. Temos que encarar o quer for e assumirmos a nossa responsabilidade. Não devemos fugir culpando os outros. Aquilo que realmente nos marca sempre é tangível aos nossos pensamentos. Mas, isso só fica claro quando estamos fracos ou fortes demais! O importante é transformar tudo o que você sente em esforço e seguir em frente com a força das engrenagens. Girando uma por uma, com toda a força. Acredite! Isso vai te deixar mais forte!


Igor Nathan


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ensinamentos Antigos.

Li em um papiro

Que Deus ensinou ao escriba

Que a vida é o bem mais precioso

Que Deus: Sou Natureza!

E o homem é sua criatura

Que deve viver em harmonia 


Para poder estar próximo dela

É preciso entender a natureza

Se quiser apreciar tanta beleza

Sem destruir essa realeza

Que gosta de ser usada, mas não abusada
 
Diego Rocha

domingo, 10 de abril de 2011

La Palabra Libertad.

Imagine o cosmos
Em uno pensamento
Desejando pleno contentamento
Felizes porque livres somos

Imagine o cosmos
Onde podemos andar por todas as praias
E que temos para voar nossas asas
Cujas forças são libertárias 


Ar puro na claridade
Céu azul de felicidade
Pássaros cantando
Crianças brincando

E somos amores de verdade 
Querubins de todo o mundo 
Cantando por toda parte
La palabra libertad

Diego Rocha

sábado, 9 de abril de 2011

Rodo Cotidiano.


Mais um dia corrido 

E a gente nem se dá conta de como era antigamente 

Mais um dia apressado 

E a gente nem aí pra nossa antiga infância 

Mais um dia louco 

E a gente? Nem aí pra tudo o que passou 

Mais um dia... e agora um tropeço 

Agora, sim. Lembramos como era tão bom ser criança. 


************* 


Que nunca nos esqueçamos de como foi bom ser criança. De como era bom ser inocente. Espero que aprendamos a lidar melhor com as crianças de hoje em dia, essas que nos substituirão. 

Não podemos nos deixar ser levados pelo rodo cotidiano. Pra que não façamos delas a vida corrida que pertence a nós. 

Presto minhas sinceras condolências às vítimas da tragédia ocorrida na manhã de quinta-feira, no Rio de Janeiro.


Igor Nathan

terça-feira, 5 de abril de 2011

Get Me Away From Here.

Coloquei na frente do espelho
"Eu ainda te amo"
e toda vez que fico de frente para ele
abro um sorriso tamanho do mundo.
Ame você primeiro, se curta,
dê folgas a tuas dores,
aos seus amores e temores.

Cuide-se como se você fosse um objeto de diamante, precioso e raro.
E no fundo você saberá que é.
Deguste cada momento
Congelando o cérebro com um
delicioso açai e corra
para não chegar atrasado à sessão
do filme.

Filme mafioso, ação,
fantasia e ficção científica.
Transpor a realidade
vencer seus samurais gigantes,
desarmar bombas interiores
utilizando sua mente como fuga.
Mapa, fogo, faca, chave 
e um item misterioso
objetos simples que 
trouxeram a liberdade
personagens exóticas, eróticas.
Sweet Dreams.

Seja jogando 0 a 50
com sua incrível habilidade
de ir acertando os números
quanto mais acerta, mais teu mundo gira,
mas não gira sozinho, pois aqueles
que são preciosos te acompanham
oras rotação, oras translação.

Aquela panqueca de frango com
molho branco,
Uma tarde de domingo sonolenta,
nostálgica e tranquila,
ao lado daquelas pessoas felizes
a espera de um onibus
que os levassem para casa.

E quando sentir que você
é capaz de iniciar a jornada novamente.
Se levante e caminhe.
Não precisa sair correndo desesperadamente
nem entrando em toda esquina.

Calma.
Hand Medeiros

Sinal Verde da Branca Névoa.

Névoa branca 
Oposta ao cinza 
Da seca-verde. 

Sinal de verde 
O sinal verde 
Queremos ver-te. 

Cidade toda 
Envolta em nela 
Fumaça fria.

A calmaria 
O recolher 
Toque celeste. 

Olhando a serra 
Molhada terra 
Calor se foi. 



É a membrana 
que nos reveste 
no branco paz. 

É a chegada 
De novos rumos 
A esperança. 

E amanhã
nossa visão 
Comprovará 

O verde vivo 
que a "natura" 
Nos oferece.

Cassildo Souza

Música Interior.

Definir a música não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e manipula o som e o organiza no tempo.


Talvez por essa razão ela esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao buscá-la, a música já se modificou, já evoluiu. E esse jogo do tempo é simultaneamente físico e emocional. Como "arte do efêmero", a música não pode ser completamente conhecida e por isso é tão difícil enquadrá-la em um conceito simples.


"A música interior tem uma estranha qualidade. A música exterior precisa de um instrumento, precisa de uma dualidade - o músico e o instrumento. A música interior não precisa de dualidade - o músico é a música, é o instrumento, é tudo. Não há divisão. A música interior significa silêncio, o som do silêncio" - Osho.


Lennon Leniard

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Outros tempos.

Outra fase, dimensão
Outro lado da porta 
Outra face, amplidão 
O anterior só reporta. 

Distinto caminho 
Seguinte estágio 
Notória dissonância 
Complexa estrada.


O número dois 
Segunda casa 
O amanhecer 
Não ainda visto. 

Há de comportar 
Moldar a compreensão 
Unir o antes e o depois 
Seguir na imensidão.


Cassildo Souza

Círculo Infinito.

Não é preciso Entender a criação 
Nem compreender o universo 
Para atirarmos nossas concepções 
Existem milhões de mazelas 
Ocupando as intenções 
Dos corações do ser humano
É um desastre mundano 


Que não possui razões nem precedentes 
Expoentes dessas crises somos nós mesmos 
Radicalizando índices num quadrado imperfeito 
Comprimindo o ar rarefeito do psique 
Arriscando a artilharia pesada 
Em nossas maldosas comparações
Indiscriminando o pré – conceito 
No pós – conceito do absurdo 
Que não se segura em uma só mão.

Cassildo Souza


domingo, 3 de abril de 2011

Happy Birthday, Guadalupe!

Sinto enormes saudades de vocês, sabiam? Às vezes, para mim, parece que foi ontem que nos falamos e sorrimos um para o outro. Deixem-me contar as boas novas, estou crescido e bem mais diferente desde a última que nos vimos. Adquiri muitas experiências e, dentre essas, a mais importante foi saber o quanto as pessoas são misteriosas e, ao mesmo tempo, tão simples de deixarem-se cativar.

Nelas encontrei tantas ideologias, diversos pontos de vistas, milhares de opiniões sobre tudo, e, o mais importante, a busca por um único caminho: a felicidade. Eu sei, vocês já me ensinaram a trilhar essa vereda faz tempo, e, obviamente, prepararam-me para outras bem mais complexas do que essa, só que, ultimamente não estou colocando em prática seus ensinamentos e doutrinas, e, talvez, por isso, estou um tanto surpreso e fascinando, com tudo que estou vivendo nesse momento da minha vida, mas não se preocupem, estou bem, aliás, ficarei bem.

Desculpem-me, certo? Não se chateiem, por favor. E, nem se sintam culpados diante dessa minha confissão. Ora, até porque não há motivos para ambos ficarem assim, afinal, foi vocês que me avisaram da enorme complexidade do que se é viver. Porém, sinto dizer isto, mas eu deveria ter aproveitado mais suas lições e palavras de reflexão. Somente agora, bem mais velho, bem mais surrado, bem mais vivido, vim saber o valor delas. 


Como vocês já deveriam saber, acabei tornando-me alguém brincalhão e, ao mesmo tempo, sério. É incrível o quanto seus pequenos gestos, essenciais no meu dia a dia; junto com suas grandes atitudes, diante de quem precisa de ajuda; adicionados a suas enormes confianças, para vencer os obstáculos impostos pela vida; realçados por suas sinceras sinceridades na construção de um caráter, permanecem bem guardadas no meu coração. Eles acabaram influenciando nas minhas escolhas e motivos para sempre se seguir em frente. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Longe Demais das Capitais.

Não existe plano. Não há direção. Pra fazer uma música nem sempre precisa ter razão. É só flutuar. Deixar as palavras te levarem aonde você nunca foi. É como fugir do mundo real. Criar o seu próprio cenário, sua própria perfeição. Agora me explica, qual é a razão de tentarmos fugir deste mundo desleal? Quem sabe? Será loucura viver longe da realidade ou acreditar num mundo em que não se conhece a verdade?

Não me importo em transitar por mundos. Às vezes, é melhor que viver em um só... A música proporciona-me isso e, talvez, só assim seja possível encontrar as repostas que não existem nesse mundo. Duas luas e dois sóis. Qual o problema de ter mais luz em sua vida? É só você quem decide.

E se quiser seguir viagem, não precisa de gasolina ou álcool, nem carro ou óleo diesel. Durante o caminho você inventa o que quiser. Até mesmo o próprio rumo. Sem interrupções a menos que você decida. Sua inspiração dita como é.

Igor Nathan